Começa nesta quarta-feira o XII Congresso de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, em Maceió
06/11/2024
A partir de hoje, Maceió se torna a sede do XII Congresso do RTDPJ do Brasil, considerado o maior evento nacional do segmento, que reúne no Jatiúca Hotel & Resort registradores de 20 estados, além de autoridades do Judiciário e do extrajudicial. Já no primeiro dia, às 10h, os congressistas desfrutarão de uma programação especial, que começa com a palestra de boas-vindas sobre a "Gestão empreendedora dos serviços notariais e registrais". A palestra será conduzida por Sônia Andrade, 1ª vice-presidente do IRTDPJBrasil, que compartilhará sua vasta experiência na gestão e inovação dos serviços prestados pelos cartórios, destacando a importância da modernização e da adoção de práticas empreendedoras nesse setor.
No início do noite, a palestra de abertura trará um tema de grande relevância para o Brasil e, principalmente, para Maceió com o painel sobre "O papel dos cartórios na força-tarefa para a solução do caso Braskem". Esta palestra será ministrada por Maria Tereza Uille Gomes, procuradora de Justiça aposentada e ex-conselheira do CNJ. Os congressistas poderão acompanhar a abordagem sobre o envolvimento dos cartórios nas ações legais e na busca por soluções para o complexo caso Braskem, que envolve questões ambientais e de responsabilidade social. O tema será debatido também por Rainey Marinho e o desembargador Tutmés Ayran, que irão trazer suas contribuições sobre o papel do sistema notarial e registral nas questões jurídicas de grande porte.
Promovido pelo Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil), com apoio do Instituto de RTDPJ de Alagoas, o congresso é uma excelente oportunidade para profissionais do setor notarial e registral se atualizarem sobre os principais desafios e soluções para o futuro da profissão.
Lançamento do Pet Brasil - Neste primeiro dia de congresso, também será lançado o Movimento Nacional do Registro de Pet (Pet Brasil), que tem o objetivo de destacar a importância social do registro dos animais em cartório e da valorização da vida dos pets, respeitando seus direitos e promovendo uma cultura de cuidado para com os bichinhos. Com o registro da declaração de guarda, a identidade do pet é comprovada, sendo documento essencial para facilitar qualquer processo burocrático em caso de perda, fuga, transporte em viagens ou disputa judicial pela guarda.
Homenagens - No decorrer do congresso, uma homenagem especial será concedida a pessoas que possuem uma trajetória importante para os registros públicos do Brasil. Trata-se da Menção Honrosa Persio Brinckmann Filho, que será concedida à família da registradora alagoana, Quitéria Caldas, falecida no mês de julho. Quiterinha do Cartório, como era conhecida, foi um exemplo de dedicação e eficiência no exercício da delegação de oficial de RTDPJ.Também serão homenageados autoridades do Judiciário e personalidades do extrajudicial.
Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 06/11/2024